WhatsApp

As mulheres influenciam na construção da identidade e da imagem das empresas?

//As mulheres influenciam na construção da identidade e da imagem das empresas?

As mulheres influenciam na construção da identidade e da imagem das empresas?

Qual o verdadeiro papel das mulheres no mundo de hoje e o quanto elas influenciam a Identidade e a Imagem das empresas?

As mulheres vão dominar o mundo? Os dados e os fatos estão aí. Em recente entrevista, o sociólogo italiano Domenico Demasi comenta. As universidades já têm mais mulheres do que homens. Elas serão o centro do sistema social. Valores ainda associados ao universo “feminino” — como estética, emoção, flexibilidade e subjetividade — influenciarão cada vez mais os homens. O processo é irreversível.

A Fundação Peter Drucker realizou uma pesquisa interessante com quase 10 mil executivos, espalhados pelos 5 continentes: o que eles achavam que aconteceu no século XX capaz de influenciar de forma decisiva o século XXI. No meio de tanta guerra, tanta descoberta, tantos avanços científicos, a resposta foi o avanço da mulher, em todas as áreas, incluindo aquelas onde o homem reinava sozinho.

Aqui no Brasil, de acordo com o SEBRAE, hoje já são mais de 9 milhões de mulheres empreendedoras, 34 por cento do total, incluindo negócios formais e
informais. Infelizmente, apenas pouco menos de 13% das startups são comandadas por mulheres.

Mas o avanço e sua influência são inegáveis. Esses dados dizem muito quando olhamos para o desafio das empresas ao tentar acompanhar a dinâmica social. Ora, a pauta de demandas do novo consumidor, do cidadão enquanto consumidor, é exatamente essa. Ética, respeito, sustentabilidade, empatia, não violência, coisas tradicionalmente mais afeitas ao universo feminino. E as empresas estão acompanhando.

A verdadeira influência da mulher, a meu meu ver, não está exatamente no comando de empresas ou governos. Vai além. Está na transformação da forma de pensar, agir e expressar os sentimentos. Em todos os campos, em todas as áreas, em todas as situações. Entre nós, homens, os menos preparados para essas mudanças estão sofrendo, alguns reagindo com violência. Mas muitos de nós estão ao lado das mulheres nessa luta.

As empresas, ao acompanhar estas tendências, reforçam esse novo padrão comportamental.

Ao desenvolver o Cresça e Apareça, nosso foco foi na aposta de que empresas interessantes, admiradas, agem de acordo com o que as pesquisas detectam junto aos consumidores. Coincidentemente, a pauta desses consumidores coincide com a pauta das mulheres mais antenadas. Tanto no que se refere ao que elas desejam das empresas quanto no que elas
reivindicam para elas. E percebemos, também, que 68% de quem acessa o Cresça e Apareça é mulher, faixa etária de 25 a 45 anos. Não tem como não concordar com a pesquisa
da Fundação Peter Drucker, com inúmeras outras pesquisas e, para fechar o raciocínio de forma incontestável, com o sucesso das empresas que constroem ou consolidam sua Imagem baseadas numa Identidade à altura desse público.

Quer conversar sobre isso, ver mais matérias e vídeos com o que o mercado oferece e o Cresça e Apareça disponibiliza? Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook: @programacrescaeapareca

Instagram: @programacrescaeapareca

Linkedin: @crescaeapareca

By | 2020-01-20T17:09:49+00:00 janeiro 20th, 2020|Categories: Empreendedor|Tags: , , , |Comentários desativados em As mulheres influenciam na construção da identidade e da imagem das empresas?

About the Author: