Super Bowl: uma aula sobre Identidade e Imagem

//Super Bowl: uma aula sobre Identidade e Imagem

Super Bowl: uma aula sobre Identidade e Imagem

Para evidenciar a diferença entre Identidade e Imagem, eu procuro exemplos no mercado. Cases de acertos e pisadas de bola. Tem erro e acerto tanto no marketing, querendo criar uma imagem que não corresponde à realidade, quanto também tem realidade de empresa superior à imagem que o marketing constrói. É um desafio grande para as empresas, pois elas estão lidando com uma nova demanda. A de construir primeiro uma Identidade para depois construir uma Imagem baseada nesta Identidade. Pois a cultura de cuidar somente da Imagem ainda é muito forte. Entretanto, no caso específico do Super Bowl, o que me chamou a atenção não foi somente a bela exibição de alguns comerciais nessa linha muito demandada pelos consumidores e com grandes chances de sucesso: a pegada das boas atitudes, da nobreza, da ética.

Dessa forma, o que eu achei interessante foram os comentários de alguns professores de marketing de universidades norte-americanas. Um deles, inclusive, com estudos específicos sobre a publicidade veiculada durante o Super Bowl. Na plataforma multicultural B9 encontrei dois comentários. O primeiro se refere ao ato de colar a imagem da empresa ao rótulo de alguma celebridade. Um grande risco, pois alguma atitude, alguma fala contrária ao que a imagem sugeria, pode por o trabalho a perder.

Aqui no Brasil, na época da Copa do Mundo e pouco antes das eleições, tivemos alguns exemplos. Eu gravei vídeos sobre isso e você pode conferir aqui no blog do Cresça e Apareça.

O outro comentário foi exatamente em cima do que eu defendo de forma incisiva: seria muito melhor que algumas empresas dessem mais cargos de diretoria para suas executivas ou que fizessem melhores produtos em vez de apenas falar nos comerciais.

Assim chegamos ao ponto chave da questão: o que eles, os professores, estão colocando é exatamente o que defendo aqui:

Toda empresa precisa de uma identidade primeiro, para construir a imagem depois.

Fica com credibilidade confiança, admiração e pode até ser recomendada com orgulho.

Até o Brasil já tem pesquisas de alguns anos indicando que não adianta falar, tem de fazer.

Então, quando estes comentários surgem na esteira de um evento como Super Bowl, uma das maiores audiências do mundo, fica muito evidente que a era da Imagem construída apenas com ações pontuais e muita comunicação ficou pra trás. Morreu.

Hoje, é tempo de Identidade. A Imagem, que é e vai continuar sendo um dos maiores patrimônios de uma empresa, agora passa a ser a projeção de uma Identidade.

DOWNLOAD EBOOK

By | 2019-02-06T12:36:53+00:00 fevereiro 6th, 2019|Categories: Deu o que falar|Tags: , |Comentários desativados em Super Bowl: uma aula sobre Identidade e Imagem

About the Author:

WhatsApp