Startups com identidade e imagem: amor à primeira vista

//Startups com identidade e imagem: amor à primeira vista

Startups com identidade e imagem: amor à primeira vista

Normalmente, eu faço consultorias e demonstro o Cresça e Apareça para empresas que já estão no mercado, algumas com 10 ou 20 anos e até com mais de 50. E sempre abro os trabalhos falando sobre a dificuldade natural de todos nós de entender o verdadeiro papel e a fundamental necessidade da empresa definir e implantar uma identidade.

Há mais de 100 anos que empreendedores, publicitários e profissionais de marketing cuidam da Imagem. E sempre foi mais do que suficiente. Rendia nome, boa imagem, vendas e, claro, prêmios. Entretanto eu ia explicando que agora, o mundo mudou, o cidadão mudou. Nem chamo mais de consumidor. É cidadão. Pois esse cidadão está querendo se relacionar, e até pagar mais por esse prazer, com empresas que fazem o que dizem, que têm coerência entre a imagem e a identidade.

Acontece que só tem controle sobre a imagem quem tem uma identidade definida.

Se não, a imagem vai ser a que os fornecedores de comunicação propõem. Podem ser lindas, maravilhosas, merecer prêmios, mas não vão contribuir para a construção de uma identidade.

Nesse momento eu cito exemplos, mostro quem acerta e quem erra nessa luta. Pois bem: sempre pensei que a molecada das startups, por estarem na vanguarda do empreendedorismo que une tecnologia e inovação, estivessem nem aí para essa tal de Identidade. Até que o jornalista Marcos Tardin, do Sistema O Povo de Comunicação, me convidou para uma palestra na Casa Azul que, em parceria com o Elo Group, acelera algumas empresas em Fortaleza. E essa palestra evoluiu para um trabalho bacana. Falei um pouco sobre essa parceria neste vídeo:

Assim as meninas e os meninos assimilaram o tema com uma velocidade impressionante. Portanto acredito que eles talvez tenham essa facilidade devido também ao fato de não terem passado pela experiência de cuidar da Imagem. E foram direto ao ponto. Foi amor à primeira vista. Veja estes vídeos. Eles inclusive citam exemplos de atitudes baseadas nas identidades que definiram:

Eu acredito que, fazendo isso, vai ser também amor à primeira vista o contato entre os cidadãos consumidores e estas empresas. Aliás, a sócia de uma das startups conta a reação de algumas pessoas. Muito legal.

Para mim, foi a certeza de que o Cresça e Apareça está no caminho certo. Ao se propor contribuir para que empresas definam identidade, controlem sua imagem e fiquem mais competitivas, mais lembradas e, a glória total, recomendadas. Esta luta me empolga. E muito.

Venha com a gente. Acesse crescaeapareca.com e conheça nosso conteúdo.

Deixar seus comentários vai ser uma honra pra nós.


Acompanhe as ações das Startups parceiras do Cresça e Apareça:

By | 2018-11-18T09:52:33+00:00 novembro 17th, 2018|Categories: Empreendedor|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

WhatsApp