Marketing 2018-11-07T02:46:44+00:00

Marketing

Nos últimos 40 anos, uma das profissões que mais veio enfrentando transformações foi o Marketing. É uma profissão relativamente nova, mas já nascida para se transformar. Porque, além de cobrar dos seus profissionais a utilização de disciplinas e ferramentas cada vez mais complexas, exige uma antena permanentemente ligada à dinâmica social, às sutis ou dramáticas transformações na forma de pensar e no comportamento das pessoas.

Mas, na prática, isto significa que o profissional, ao partir para elaborar o Plano de Marketing que o seu diretor vive cobrando, fica na mão em algo que antecede qualquer ação de comunicação. Falta o que aqui no Cresça e Apareça chamamos de Briefing Zero: a identidade. Falta receber da empresa o conjunto de ideias e de decisões que ela adota e se propõe a praticar. Para que isto realmente serve no Marketing? Serve para orientar as ações de relacionamento, para inspirar os processos criativos, tanto de campanhas quanto de ações, eventos, atitudes cotidianas.

Quantas derrapadas podemos ver nos veículos de comunicação por conta deste descompasso entre a identidade e a imagem? Em determinados momentos, a empresa fala uma coisa na mídia e pratica outra. O consumidor fica sem entender, sem gostar, sem comprar e sem recomendar.

Tudo isso por falta de uma matriz de comportamentos, de atitudes, que oriente corretamente tanto o pessoal do marketing, na hora de passar o briefing e na hora de aprovar, quanto as equipes dos fornecedores de comunicação.

A seleção de modelos adequada, o roteiro com as sacadas geniais, mas conceitualmente pertinentes à identidade da empresa, a linha de argumentação dos anúncios, seus títulos e textos, esse pacote fica todo arrumado, todo coerente, se o Briefing Zero for passado e depois cobrado.

Agora, veja o tamanho do seu desafio: durante décadas, empreendedores, profissionais de marketing e publicitários, todos foram moldados e ainda são cobrados de pensar basicamente em imagem. Poucas pessoas têm a visão da identidade como algo que antecede o marketing e a comunicação. E menos pessoas sabem como definir uma.

Mas ainda tem mais: o fato de a própria empresa não ter uma identidade definida. Ela fornece, como briefing, apenas a forma como quer ser percebida, que é a imagem.  É preciso mudar este cenário.

E outro aspecto que tem um peso enorme nesse jogo é a resistência natural de todas as áreas a este assunto. Simplesmente porque se trata de algo novo, ainda não mensurado, com resultados não metrificados.

Vamos lá, resolver esta parada: você pode ser o líder deste processo, mobilizar o empreendedor e os principais executivos da empresa. Se você se sentir à vontade, tome o projeto em suas mãos e, junto com o empreendedor, construa a identidade da empresa.

O Cresça e Apareça é o seu melhor parceiro para todos estes momentos. Nele, você toma conhecimento de vários cases, fica atualizado sobre o que está acontecendo no mercado a respeito desse assunto e, claro, aprende o passo a passo para se construir uma identidade.

Conheça mais o Cresça e Apareça. Veja seus vídeos, saiba quem é o Luiz Santos. Temos certeza de que você vai perceber a guinada que você pode dar na empresa e em sua vida profissional.

Seja bem vindo a esse novo mundo!

Inscreva-se e receba dicas por email




loading…

Uma identidade definida dá inúmeras possibilidades, não importa o tamanho da sua empresa.

Veja estes vídeos, gratuitamente, e aguarde novidades.

Quero Crescer e Aparecer

COMECE JÁ A CRESCER E APARECER

O Cresça e Apareça é um conjunto de mini-palestras onde eu ensino o passo a passo para você definir a identidade da empresa, apresento cases, analiso várias questões ligadas à importância da identidade.
Quero Crescer e Aparecer
WhatsApp